Editorial

Neste semestre a Revista Aproximação completa seis anos de existência, apesar dos períodos de interrupção nas publicações e renovação da comissão editorial. Nestes seis anos e três comissões editoriais, a missão da revista não mudou: continua se propondo a ser o “princípio daqueles que principiam”, acolhendo os artigos que lhes são enviados, analisando-os, sempre com a inestimável cooperação de nossos Colaboradores - tendo o número de Colaboradores crescido significativamente com o passar dos tempos e a sequência de volumes publicados, o que é, no mínimo, um indicativo de que, para além do corpo de graduandos, há também homens e mulheres no topo da carreira acadêmica que compartilham de nosso desejo de fornecer um “início”, uma oportunidade de publicar o primeiro trabalho e exercitar o pensamento reflexivo. A Aproximação é, acima de tudo, um veículo de liberdades e de experimentações, e disto nos orgulhamos.

Também nos orgulhamos de ter mantido contato com os clamores políticos de nossa geração, assim com o desejo – e a capacidade – de nossos colegas, também graduandos, de organizar e promover eventos acadêmicos, tendo apoiado (e divulgando, inclusive por meio desta) o X Seminário de Graduação em Filosofia da UFRJ – Jornadas de Junho, a ser realizado no dia 4 de Agosto; assim como o II Encontro de Graduandos em Filosofia da UFRJ, a ser realizado em 25 de Agosto.

Gostaríamos de agradecer, de modo especial, a todos os Doutores que tem colaborado, voluntariamente e sempre demonstrando muita atenção e dedicação, com este empreendimento, sem os quais ele simplesmente não seria possível enquanto instrumento acadêmico.

Apresentando, enfim, este que é nosso Sexto Volume Ordinário (Sétimo Número publicado pela Revista), gostaríamos de agradecer aos colegas que nos enviaram seus trabalhos, tendo sido selecionados para a publicação por um exigente grupo de Doutores. O artigo que abre esta edição, redigido pela graduanda da UnB Elisa Dall’Ortto, se propõe a analisar a clássica Édipo Rei sob a luz dos conceitos aristotélicos de mím?sis, kátharsis, hamartía e eudaimonía, seguido pelo artigo A Denúncia da Doutrina da Ética Finalista de Espinosa, de autoria de Thiago Barros, graduando da UFFRJ, uma tentativa de esclarecimento sobre questões espinosanas, tais como a rejeição à idéia de Livre-Arbítrio e a oposição ao finalismo. Do também graduando Max Bezerra, apresentamos o artigo A Filosofia de Slavoj Zizek E A Crítica Contemporânea da Ideologia, que traça um panorama a respeito da noção de Ideologia no seio da Filosofia Contemporânea e explicita as contribuições de Zizek para o tema.

Do mestrando Maurício Bergamo, publicamos artigo que esclarece o método de Dilthey, um artigo introdutório às problemáticas deste ilustre pensador, e do também mestrando Cid Rodrigo Leite apresentamos artigo introdutório à filosofia da linguagem de Martin Heidegger. Do professor José Souza publicamos artigo introdutório sobre Justiça e Política em Levinas, importante expoente da Filosofia Continental Contemporânea.

Comissão Editorial - Revista Aproximação.

Artigos

Édipo Rei à luz da Poética e da Ética Nicomaqueia - Elisa Dall’Ortto

A denúncia da doutrina finalista na Ética de Espinosa - Thiago Barros

A filosofia de Slavoj Zizek e a crítica contemporânea da ideologia - Max Bezerra

A proposta de Dilthey à hermenêutica: reflexões sobre História, Psicologia e Ciências do Espírito - Maurício Bergamo

Em busca da linguagem - Cid Rodrigo Leite

Justiça e política em Levinas - José Souza

 

(Clique aqui para baixar a edição atual completa)